Bem vindos (as) ao Hyuna Brasil! Somos sua maior, melhor e mais completa fonte de notícias sobre Kim HyunA no mundo! Aqui, você irá encontrar vários tipos de conteúdos sobre essa cantora maravilhosa! Obrigada por visitar nosso site e espero que se divirta! Volte sempre!

INFÂNCIA, FAMÍLIA E INÍCIO DA CARREIRA

Kim HyunA, ou apenas HyunA, seu nome artístico, nasceu no dia 06 de Junho de 1992, em Seul, na Coreia do Sul. Não se sabe muito a respeito dos pais da HyunA, pois os mesmos são muito reservados e nunca vieram a conhecimento público. O pouco que se sabe é que sua mãe é dona de uma cafeteria e seu pai nasceu em 1960. A mãe e o pai de HyunA são divorciados, mas a filha ainda é próxima deles, principalmente de sua mãe, com quem ela permaneceu após o divórcio do casal. 
HyunA é a irmã mais velha de três filhos, tendo um irmão 8 anos e outro 6 anos mais novo. HyunA não é muito próxima de seus irmãos pois os dois se mudaram para a Espanha muito novos para estudar futebol, por isso amadureceram muito rápido e nunca precisaram muito da ajuda dela.  Recentemente, em 2019, o irmão mais novo da HyunA, Hyunho, abriu uma conta no Instagram e apareceu pela primeira vez ao lado da irmã.

HyunA estudou na Escola Choongam durante o ensino fundamental, na Escola da Coreia de Música e Artes durante o ensino médio, e se formou em Artes Contemporâneas na Universidade de Konkuk. 

Durante a infância, o sonho de HyunA sempre foi ser uma artista. Inicialmente ela desejava se tornar atriz, chegou a fazer vários testes porém nunca passava. O pai de HyunA era quem a levava para todos os testes, até que um dia ele decidiu a levar para uma audição da JYP Entertainment, na qual HyunA foi aprovada em sua primeira tentativa. 

2006

Em 2006, HyunA foi apresentada como membro do novo girl group da JYP Entertainment, Wonder Girls, ao lado de Sunmi, Yeeun, Sunye e Sohee. O grupo foi introduzido através do programa de TV “MTV Wonder Girls” que foi transmitido pela emissora MTV da Coreia. 

2007

Em fevereiro 2007, o grupo debutou oficialmente, HyunA cativou a todos com suas performances de dança e sua habilidade de rap ainda tão nova, com apenas 14 anos. A popularidade e o carisma de HyunA foram suficientes para que ela fosse designada como apresentadora do “Show! Music Core”, da MBC, durante uma temporada. 

Durante os meses de março e abril de 2007, provavelmente devido a toda a atividade de promoção com o grupo, HyunA precisou ser internada devido a sua gastroenterite crônica e seus desmaios repentinos, que estavam se tornando cada vez mais frequentes.  
Diante da situação de saúde da HyunA, seus pais decidiram que ela iria deixar o grupo recém debutado e também a JYP Entertainment para focar em seu tratamento e recuperação.  
Mesmo deixando a agência e o grupo, HyunA se tornou grande amiga de Sunmi e Yeeun, amizade que ela trás até a atualidade. 

2008

Em 2008, HyunA foi anunciada como nova trainee da Cube Entertainment. Pouco se sabe sobre o processo de entrada da cantora na empresa, porém em sua carta aberta direcionada ao CEO da Cube em 2018, HyunA deixa a entender que houve uma negociação conflituosa entre a JYP e a Cube, onde ela ficou do lado da Cube Entertainment.  

Além da entrada na nova agência, HyunA não teve grandes acontecimentos para o ano de 2008. 

2009

Em 2009, foi anunciado o novo girl group da Cube Entertainment, 4Minute, no qual HyunA foi incluída como membro ao lado de Jihyun, Sohyun, Gayoon e JiYoon. No grupo HyunA recebeu os papéis de dançarina principal e rapper. 
O grupo debutou em junho de 2009 e recebeu uma grande atenção, tendo a HyunA como grande destaque, devido a sua participação anterior no Wonder Girls.

Após o seu re-debut na Cube e no 4Minute, a carreira de HyunA deu um grande salto, principalmente em suas atividades como uma cantora solo.

Em abril de 2009, HyunA participou da faixa “2009”, presente no EP “First Episode: A New Hero”, do solista e futuro membro do grupo BEAST (Highlight ataualmente), Gikwang. HyunA também apareceu no MV de “Canding Shoes”, faixa título do EP.

Logo depois em agosto de 2009, HyunA colaborou como rapper na música “Wasteful Tears”, de Navi. No mesmo mês, HyunA apareceu no MV para “LOVE CLASS”, do grupo Mighty Mouth.

Ainda em 2009, HyunA também participou da canção “Bittersweet”, do produtor musical Brave Brothers.

Mesmo com o final do ano se aproximando, HyunA ainda estava a todo vapor em suas atividades fora do 4Minute, ascendendo cada vez mais o seu nome como uma cantora solo e trazendo mais popularidade para o grupo.

Em outubro de 2009, ela debutou no grupo promocional 4Tomorrow, ao lado de outros grandes nomes do k-pop, GainUee e Seungyeon.
O grupo foi criado pela Samsung, para promover a campanha Tomorrow, talvez essa também possa ser considerada a primeira aparição de HyunA como modelo.
Em 25 de dezembro, o grupo se reuniu pela ultima vez para uma performance especial de Natal no programa “Music Bank”.

HyunA também apareceu como parte principal do elenco do programa de variedades da KBS“Invencible Youth”, o programa estreou em outubro de 2009, mas, devido a sua agenda com a 4Minute e 4Tomorrow, HyunA não pôde continuar a participar do programa, que teve sua última temporada em dezembro de 2010.

2010

O ano de 2009 terminou com boas notícias para os fãs do 4Minute e da HyunA. No final de dezembro foi anunciado que a cantora teria seu debut oficial como cantora solo em janeiro de 2010.
Em 04 de janeiro, HyunA teve seu debut solo com o digital single “Change”, com participação do membro do HighlightJunhyung.

HyunA promoveu sua música nos principais music shows coreanos, e teve o seu Debut Stage no dia 08 de janeiro no “Music Bank”. A música se manteve em altas posições em todos os charts coreanos durante todo o ano de 2010, o que fez a música de estreia de HyunA se consolidar com a posição 2 entre as músicas mais baixadas do ano no Gaon Digital Chart. A canção acumulou um total de 2,469,354 cópias vendidas naquele ano.
O incrível engajamento da faixa rendeu para HyunA as suas primeiras premiações como solista. A cantora faturou com o digital single a categoria “Streaming Award”, na premiação Gaon Music Chart Awards, além de ter sido indicada como “Melhor Performance de Dança Solo” no MAMA 2010, enquanto o 4Minute disputava duas outras categorias da mesma premiação.

Em fevereiro de 2010, HyunA lançou um segundo single digital, “Love Parade”, com participação de Park Yunhwa.

Em abril de 2010, o terceiro single digital de HyunA foi lançado, intitulado “Outlaw in the Wild”, amúsica conta com a participação especial de Nassun.

Ainda em 2010, no mês de outubro provando que era uma artista completa, HyunA teve a chance de realizar um de seus maiores sonhos de infância, ao ser incluída no elenco do filme de terror “Midnight FM”, ao lado de sua colega de grupo Jihyun e outros grandes renomados atores e atrizes.

Um mês mais tarde, em novembro de 2010, HyunA colaborou com G.NA na música “Say You Love Me”.

2010 foi realmente um grande divisor de águas na carreira solo da HyunA, dando muita visibilidade para ela, principalmente como uma artista solo, completa e versátil.

2011

Em maio de 2011, HyunA participou da música “Let it Go”, de Heo YoungSaeng.

Em junho de 2011, HyunA foi parte do elenco do “Dancing with the Stars”, da MBC Korea, porém não venceu o programa.

No final do mês de junho de 2011, a Cube Entertainment anunciou que HyunA teria seu primeiro mini álbum solo. No dia 29 do mesmo mês, foi lançado o pre-single promocional “A Bitter Day”, com participação de G.NA e Junhyung, artistas com quem HyunA já havia colaborado anteriormente.
Mesmo sendo um single promocional, a faixa teve grande destaque nos charts coreanos, acumulando um total de 1,124,754 downloads.

No dia 5 de julho de 2011, HyunA teve o lançamento de seu primeiro Mini Álbum, “Bubble Pop!”, que tem o mesmo nome do single principal, que foi, de fato, a primeira música cantada completamente por HyunA.
O MV para a música trouxe alguns recordes para HyunA, como o título de MV de K-Pop que alcançou mais visualizações nas primeiras 24h. Atualmente o videoclipe conta com um total de mais de 145 milhões de visualizações, além de ter sido o primeiro MV por uma solista mulher coreana a alcançar tal marca.
Vendendo mais de 3,782,310 cópias apenas na Coreia do Sul, a faixa “Bubble Pop!” se mantem até a atualidade como a música mais baixada de Kim HyunA.
A faixa “Bubble Pop!”, também trouxe para a HyunA o seu primeiro MAMA, com a categoria de “Melhor Performance de Dança Solo”.
No final de 2019, 8 anos após o lançamento da faixa, o smash hit foi citado pela Billboard como uma das principais músicas da década no cenário do k-pop, no artigo HyunA foi até mesmo comparada a Britney Spears:

“[…] fofo e sexy no seu melhor, “Bubble Pop!” foi um sucesso viral desde seu lançamento e mostrou o potencial de HyunA em cativar um público maior e internacional. […] HyunA realmente incorporou essa faixam e com razão se tornou um momento decisivo para torná-la uma das divas mais importantes do K-pop.” Billboard.

Após o estouro de seu primeiro Mini Álbum solo, em novembro de 2011 HyunA foi anunciada como membro da duo TroubleMaker, formada por ela e Hyunseung.
A dupla teve sua primeira performance no MAMA, em 25 de novembro de 2011, antes mesmo do debut oficial, que aconteceu no dia 01 de dezembro.
A performance no MAMA foi extremamente polêmica, devido ao beijo que HyunA e Hyunseug deram no palco diante de todos os telespectadores e outros grandes nomes do k-pop que estavam presentes na cerimônia, mas isso não ofuscou o grande sucesso da dupla rookie. Mesmo com toda a polêmica, “Trouble Maker”, seu single principal de debut teve um bom desempenho, vendendo mais de 4 milhões de cópias apenas na Coreia do Sul.

Em novembro de 2011, HyunA foi citada pela Billboard como um dos cantores mais promissores abaixo dos 21 anos. No artigo, a revista digital disse que HyunA certamente se tornaria um dos rostos mais importantes do K-pop com o passar do tempo. Não surpreende que anos depois ela tenha sido citada como dona de uma das faixas mais importantes da década pela mesma revista.

Além da Billboard, provando sua relevância internacionalmente, HyunA também apareceu na lista das “20 melhores músicas de 2011”, da Spin Magazine, com a faixa “Bubble Pop!”.

É pertinente lembrar que nesse ano, em dezembro, HyunA esteve no Brasil pela primeira e infelizmente única vez até o momento, como solista, membro do 4Minute e do Trouble Maker no Cube Concert, que aconteceu na capital do estado de São Paulo.

2012

Em março de 2012, HyunA estrelou ao lado de G.NA no variety show “The Birth of a Family”, onde as duas faziam juntas suas rotinas diárias como se fossem da mesma família.

Ainda no primeiro semestre de 2012, após as promoções de “Volume Up”, hit do 4Minute, HyunA retomou suas atividades como modelo, posando para a grife Spicycolor.

Em julho de 2012, HyunA apareceu como dançarina e figurante no MV de “Gangnam Style”, de PSY. O cantor disse que HyunA foi escolhida a dedo por ele mesmo para participar das gravações do MV, que foi um estouro mundial, abrindo novas portas para o k-pop e também para HyunA, que ganhou muita popularidade após o lançamento do videoclipe e ficou conhecida como “a garota do trem”, devido ao cenário em que ela mais aparece no videoclipe.

A aparição de HyunA no MV de “Gangnam Style” foi tão comentada, que mais tarde, em agosto de 2012, a música ganhou uma nova versão. Dessa vez HyunA não apenas aparece no MV como atração principal, mas também é cantora da música, que nessa versão se chama “Oppa is Just My Style”. Atualmente o MV para essa versão alternativa da música conta com mais de 760 milhões de visualizações.

Após as aparições de HyunA com o 4Minute, como modelo e cantora colaboradora em 2012, a Cube Entertainment anunciou que a cantora teria o lançamento de seu segundo Mini Álbum em 22 de outubro, porém, devido ao vazamento do Mini Álbum “Melting”, o lançamento foi adiantado em um dia, sendo assim lançado no dia 21 de outubro de 2012.
O single principal do álbum foi a faixa “Ice Cream”, que fez um grande sucesso, alcançando altas posições nos principais charts coreanos, vendendo mais de 1,585,770 cópias apenas no país.
Por curiosidade, PSY aparece no videoclipe da música, que atualmente acumula mais de 106 milhões de visualizações no YouTube, dando a HyunA na época, o título de única solista feminina coreana a ter mais de 1 videoclipe com mais de 100 milhões de visualizações.

Em novembro de 2012 HyunA apareceu pela primeira vez como modelo da Lotte Liquor, marca de bebidas coreanas. HyunA era modelo da nova linha de soju (bebida popular coreana) da marca.

Em dezembro de 2012, HyunA foi anunciada como membro da sub unit especial Dazzling Red, formada por ela, HyolynNanaNicole Hyosung, todas membros de outros grupos já em atividade.
unit foi criada especialmente para uma performance na edição de 2012 do “SBS Gayo Daejun: The Color of K-pop”, programa de fim de ano muito popular na Coreia do Sul, que nesse ano trazia a ideia de mostrar a verdadeira cor do estilo musical coreano e após a apresentação, não se reuniu novamente.

Ainda no final de dezembro de 2012, HyunA participou da música “Don’t Hurt”, do solista Eru.

No que se diz respeito a prêmios, em 2012 HyunA conquistou:

  • “Hot Icon Award”, da Herald Donga TV Lifestyle Award (campeã);
  • “Best Dance Performance Solo” e “Música do Ano”, no MAMA, com “Ice Cream” (indicada);
  • “Golden Star Award”, do Melon Music Awards (indicada);
  • “20’s Performance”, do Mnet’s 20’s Choice Awards (campeã);
  • “Melhor Artista Global”, “Melhor Artista Solo Feminina”, “Melhor Colaboração” e “Melhor Atuação”, no SBS MTV Best of The Best (indicada).
2013

No início do ano de 2013 e durante grande parte dele, HyunA como uma figura solo empenhou-se fortemente em sua carreira de modelo, fazendo trabalhos importantes para marcas de grande visibilidade dentro e fora da Coreia e voltadas para os mais diversificados departamentos. A partir daí, a carreira de HyunA como modelo apenas se consolidou. Além disso, HyunA também promoveu em 2013, o single digital do 4Minute, “Is It Poppin’?”

Em fevereiro de 2013, HyunA foi escolhida como nova modelo da marca de cosméticos “G by Guess”, e em maio a marca lançou junto com HyunA a linha “Kiss of Hope”, a qual teve seus lucros totalmente doados para a educação de países mais carentes.

Em março, HyunA foi escolhida como modelo da nova linha de carros Corolla, da Toyota. Para a divulgação, HyunA lançou um short clip da música exclusiva da campanha, chamada “My Color”, junto de um aplicativo para celular que ensinava a coreografia e a letra da música, o aplicativo ainda se encontra disponível para download até os dias de hoje.

Em agosto de 2013, HyunA foi convidada especial do programa “Saturday Night Live (SNL) Korea”. No programa a cantora concedeu uma entrevista e performou “Bubble Pop!”“Troublemaker” e “Ice Cream”smash hits da época.

Em outubro de 2013, a Cube Entertainment anunciou que HyunA e Hyunseung estariam retornando com a sub unit Trouble Maker, com um segundo Mini Álbum intitulado “Chemistry”.
O single principal se chamava “Now” e alcançou o primeiro lugar nos principais charts da Coreia do Sul, conquistando um “Perfect All Kill (PAK)”, título dado para músicas que conseguem ficar em 1 em todos os principais charts coreanos ao mesmo tempo. A música é a única em que HyunA aparece que alcançou tal feito.

“Now” fez um grande sucesso, e marcou a última aparição de HyunA e Hyunseung como parceiros de palco. Infelizmente, até a saída da HyunA da Cube Entertainment em 2018, não houve nenhum sinal de comeback da dupla. A empresa nunca anunciou o disband oficialmente e ainda é possível encontrar o Trouble Maker listado entre os artistas da empresa eu seu site oficial.

Em 2013, um ano após o lançamento de “Ice Cream”, a música foi indicada nas categorias “Popularity Award” e “Bonsang Award“, ambas do Seoul Music Award, mas infelizmente não venceu nenhuma das indicações.
Em contrapartida, HyunA ganhou o prêmio “Best Korean Female Artist“, do YinYueTai V-Chart Awards.

Como cantora solo, HyunA não teve muito destaque no ano de 2013. Suas atividades se voltaram para o Touble Maker e, principalmente para o 4Minute na Coreia do Sul e no Japão.

2014

No início do ano de 2014, em março, HyunA foi uma das atrações principais do evento Kpop Night Out, que aconteceu em Austin, Texas, nos Estados Unidos. Após cumprir seu compromisso no show, HyunA foi para Los Angeles, onde gravou no programa “Funny Or Die” ao lado de Rita Ora. O vídeo das duas foi lançado no YouTube em 2 de abril

Após isso, HyunA foi modelo para o jogo Mystic Fighter. 

Em junho de 2014 a Cube Entertainment anunciou que HyunA retornaria no mês seguinte com o seu terceiro Mini Álbum. 

Para divulgar seu retorno, a agência da cantora lançou o reality “HyunA’s Free Month”, que foi transmitido pela SBS. O reality mostrava todos os bastidores da preparação de HyunA para o seu retorno. 

A partir do dia 15 de julho, a Cube começou a divulgar fotos teaser para o Mini Album, intitulado “A Talk” e a faixa principal, “Red”, que teve seu videoclipe lançado no dia 28 de julho de 2014, juntamente ao álbum. “Red” foi nomeado pela renomada revista Rolling Stones como o quinto melhor videoclipe do ano e atualmente está alcançando a casa dos 90 milhões de visualizações, estando entre os 15 MVs de solistas femininas mais assistidos da história do K-Pop.

Curiosidade: Para a produção do álbum, HyunA contou com a ajuda de LErapper e produtora do girl group EXID, que além de compor e produzir a faixa “Blacklist”, também participou da música com seu rap maravilhoso. A faixa foi divulgada em music shows junto com o single principal. 

“A Talk” também teve uma participação especial do cantor Yoseob, vocalista do boy group Highlight, na faixa “From When And Until When”, que foi removida das plataformas digitais devido a uma acusação de direitos autorais. A música continuou presente na versão física do álbum, que já estava em processo de entrega para os fãs que haviam comprado.

“Red” foi a faixa responsável por dar a carreira solo de HyunA o seu 1st Win em music shows, numa edição especial do Music Bank. A era “A Talk” foi encerrada com um total de 2 wins.

Em setembro de 2014, dando mais um passo à frente em sua carreira como modelo, HyunA foi anunciada como a nova garota propaganda global da marca de cosméticos Tony Molly. 

2015

No início do mês de junho de 2015, foi anunciado que HyunA faria seu comeback solo em breve, porém não foram dadas mais informações a respeito, até que no dia 9 de agosto, juntamente às fotos de conceito, foi lançado um vídeo teaser para o quarto Mini Álbum de HyunA, intitulado “A+”

teaser do álbum alcançou mais de 2 milhões de visualizações em suas primeiras 24h e deixou os fãs e simpatizantes completamente ansiosos devido ao conceito sexy, que já era apresentado antes pela cantora, mas que parecia ser mais forte e presente em seu novo álbum e, como de costume, HyunA também foi muito criticada em artigos publicados em fóruns coreanos. 

No dia 20 de agosto, finalmente o videoclipe para a faixa principal “Roll Deep”, com participação de Ilhoon, do boy group BTOB, foi lançado, juntamente ao quarto Mini Album solo de HyunA. Atualmente o MV conta com mais de 106 milhões de visualizações, sendo o terceiro da cantora a atingir essa marca. Atualmente HyunA é a única solista coreana que tem três MVs que ultrapassaram os 100 milhões de visualizações.

Além do videoclipe para a faixa principal, a cantora também lançou um special clip para a faixa intro de seu álbum, “Run & Run”, que era algo como um short film conceitual do EP.

Durante as promoções do álbum, HyunA apresentou as b-sides “Ice Ice”, com participação de Hwasa, membro do girl group MAMAMOO“Serene”, e “Get Out of My House”, duas das poucas baladas lançadas pela cantora. Além disso, os stages da faixa principal contaram com a participação do então trainee da Cube Entertainment, Hyojong, ele também apareceu no Dance Practice oficial da música. E nós já sabemos onde isso termina… certo?

No segundo semestre de 2015, HyunA assinou como modelo para a marca de roupas CLRIDEN. HyunA se mantém até a atualidade, 5 anos depois, como a modelo principal das coleções mais importantes da grife coreana.

No final do ano, HyunA se apresentou na edição de 2015 do MAMA, com sua faixa “Roll Deep”, e seu hit “Red”.

2016

No primeiro semestre de 2016, HyunA estava completamente comprometida a por todos os seus esforços nas promoções do novo álbum do grupo 4Minute. Intitulado “ACT.7” e lançado em 2 de fevereiro de 2016, o Mini Album marcou o inesperado fim de um dos mais importantes girl groups da história do K-pop. 

Após o final das promoções do sétimo Mini Album do grupo, os resultados em vendas tanto físicas quanto digitais não foram tão bons quanto o esperado. Ainda não se sabe ao certo se esse foi o real motivo do disband do grupo, mas é o rumor mais forte existente para a explicação do acontecimento. 

Porém, a Cube Entertainment em nota, disse o seguinte:

“Como a data do fim de contrato se aproxima, os membros conversaram para não renová-lo, a empresa tentou fazê-las continuarem com o grupo, porém, no fim, foi decidido que o grupo não continuaria mais junto. Devido às opiniões distintas dos membros, o grupo irá se separar.” 

Entre todas as cinco integrantes do 4Minute, HyunA foi a única que renovou o contrato com a empresa, o que causou grande dúvida entre os fãs sobre se o motivo do fim do grupo era exatamente o que foi divulgado pela agência. 

Ao que parece, as coisas não terminaram de forma amigável entre as outras membros do 4Minute e HyunA, visto que todas as quatro deixaram de seguir apenas HyunA no Instagram, mas continuaram seguindo umas às outras. 

Menos de dois meses após o disband do 4Minute, a Cube Entertainment anunciou que HyunA faria seu retorno como solista em 1 de agosto de 2016. Assim como foi feito para seu álbum “A Talk”, HyunA estrelou seu próprio reality show, chamado “HyunA x19” que mostrava as preparações de HyunA para o lançamento de seu quinto Mini Album, intitulado “A’wesome”

Uma das cenas do reality, HyunA aparece em uma coletiva de imprensa, onde foi perguntada sobre o disband do 4Minute e alegou que não estava permitida de falar sobre o assunto. Nos bastidores da entrevista, a cantora não se conteve e literalmente desabou em lágrimas, dizendo que as meninas iriam a odiar depois de assistir essa entrevista. Essa foi a primeira e única vez que HyunA falou em público a respeito do fim do grupo.

Em 31 de julho de 2016, foi lançado o quinto Mini Album de HyunA, juntamente ao MV da faixa título, “How’s This?”, que atualmente conta com mais de 44 milhões de visualizações. 

A música conseguiu boas posições nos charts coreanos e deu a HyunA seu terceiro e segundo win em music shows.

Em setembro de 2016, foi anunciado que HyunA faria sua primeira turnê solo asiática. A turnê intitulada “HyunA Asia Fanmeet Tour” aconteceu em alguns países da Ásia durante o mês de novembro do mesmo ano.

2017

Se for para escolher um ano entre 2007 e 2017, podemos dizer que 2017 foi o ápice da carreira da HyunA. A cantora simplesmente se recusou a tirar férias e esteve ativa em todos os 12 meses do ano.

2017 começou com ótimas notícias para os fãs de HyunA. Após a finalização de sua primeira turnê asiática, a cantora anunciou no dia 4 de janeiro de 2017, que estaria embarcando em sua primeira turnê norte americana, chamada “The Queens Back: HyunA North America Tour”, que teve seu início em Vancouver, no Canadá e seu fim em Los Angeles, nos Estados Unidos. A turnê foi listada pela Billboard como uma das mais esperadas do ano.

Assim que terminou seus trabalhos em sua primeira turnê em terras americanas, HyunA retornou para a Coreia e trabalhou junto com o girl group CLC, também da Cube Entertainment, na produção da música “Hobgoblin” grande responsável por dar ao grupo uma nova identidade. 

Além de compor o rap, HyunA também foi responsável por criar parte da coreografia e treinar as membros uma a uma em suas expressões faciais e presença de palco, como as próprias meninas do grupo disseram em sua live de lançamento da música: “Se uma hobgoblin feminina pudesse existir, seria a HyunA. Ela ajudou na criação geral da canção, do penteado, maquiagem, até os gestos/coreografia. Nós realmente apreciamos poder estar juntas nisso. Ela dirigiu e treinou cada uma de nós especificamente. Estamos muito gratas por isso.”

No dia 17 de fevereiro de 2017, HyunA realizou o seu fanmeeting “HyunAland: Phantopia”, no qual comemorou seus 10 anos de debut. Durante o fanmeeting especial, alguns artistas da Cube subiram ao palco de surpresa e disseram algumas palavras para a HyunA, além de levarem um bolo para ela. Obviamente, ela se emocionou e caiu no choro. 

Neste mesmo evento, após 7 anos de seu debut como cantora solo, HyunA divulgou o nome oficial de seu fã clube, que se auto intitulava como “Hyunatic”. O nome oficial, então, é “Aing“, e quer dizer que os fãs são a parte delicada/fofa dela.

Um pouco mais tarde, em abril de 2017, a Cube divulgou que iria lançar uma nova sub unit, tendo HyunA, Hui (Pentagon) e Dawn (E’dawn, naquela época membro do Pentagon) como membros. 

Em 1 de maio de 2017, a sub unit lançou seu primeiro Mini Album 199X, tendo como single principal a faixa “365 Fresh”. Logo em sua estreia o trio foi alvo de comentários de ódio, devido ao seu conceito sexy presente em todos os elementos, do MV ao álbum, mas isso não impediu que a unit fizesse um belo trabalho em seu debut. Tanto que o sub grupo foi indiciado ao SBS PopAsia 2017 como ‘Best Rookie of 2017’.

Em julho de 2017, a Cube postou a primeira foto teaser misteriosa e os fãs logo associaram a HyunA, que já estava há algum tempo prometendo seu comeback solo. 

Ainda em agosto de 2017, foi anunciado que HyunA iria lançar seu sexto Mini Album, “Following” a música e o conceito já haviam sido escolhidos e faltava apenas gravar o MV. Logo depois foi anunciado que a faixa principal se chamaria “BABE”.

No dia 29 de agosto, foi lançado o videoclipe para a faixa principal, junto ao Mini Album. A faixa conseguiu boas posições nos charts coreanos e levou algumas semanas para ser retirada do Top 100.

HyunA disse durante a live de lançamento que o álbum seria como um presente para seus fãs, já que se tratava do seu comeback de 10 anos de carreira. HyunA também disse:

“Como é meu comeback de aniversário de 10 anos, eu queria voltar no tempo. É um álbum no qual eu dei o meu melhor, focando em mim mesma. Ultimamente eu venho tendo muitos momentos felizes, então por isso todas as faixas do álbum tem uma vibe brilhante.”  

“BABE” ficou na posição 34 no iTunes US Album Chart, chegou a posição 5 no “Billboard Digital World Chart”, além de ter se mantido por 3 meses no MelOn, principal plataforma de streaming da Coreia. A canção também foi eleita como a nona melhor lançada por um artista sul coreano em 2017 pela revista Idolator:

“Os hinos de HyunA sempre serão impecáveis e icônicos, mas foi tão bom vê-la mudar de conceito por pelo menos uma vez com essa brilhante e vibrante canção de verão.”

“BABE” dividiu opiniões entre os fãs e simpatizantes, enquanto alguns não conseguiram se acostumar com a mudança drástica de conceito, alguns amaram poder ver a HyunA em uma cor e vibe diferenciada, que era exatamente o que ela queria mostrar.

Em outubro de 2017, foi anunciado que HyunA faria seu primeiro Fanmeeting japonês, o “HyunA’s BABE Party”. O evento marcou o fim da era Following.

Também em outubro de 2017, HyunA foi uma das mentoras do programa de sobrevivência da KBS “The Unit”. HyunA participou dos dois primeiros episódios do programa, nivelando cada um dos participantes, e depois deixou o show.

Emnovembro de 2017, HyunA apareceu com um novo visual. Ela estava loira. Foi o suficiente para os fãs criarem teorias do que poderia ser, especulando-se que ela poderia estar se preparando para um novo lançamento. Tudo se confirmou quando ela postou um pequeno vídeo sem som em sua conta oficial do Instagram, onde ela aparecia em estúdio gravando alguma coisa. 

No dia 21 de novembro, foi confirmado que HyunA faria seu comeback no dia 4 de dezembro, com uma imagem e conceito completamente diferentes do seu lançamento anterior, sendo bastante “sexy”.

A partir do dia 27 de novembro, a Cube começou a liberar imagens teaser para o novo trabalho de HyunA, que se chamava “Lip&Hip” e seria um single album com uma edição física limitada de 3 mil cópias. A música foi produzida por HyunA e ela participou da composição da letra.

No dia 2 de dezembro de 2017, HyunA se apresentou no Melon Music Awards, onde apresentou “Lip&Hip” pela primeira vez, dois dias antes de seu lançamento oficial. Essa também foi a primeira vez em dois anos que a Cube se prontificou a mandar a HyunA para uma premiação como performer, a última vez havia sido no MAMA de 2015. A performance e a coreografia da música levou os telespectadores a loucura e, sem dúvidas, a performance da HyunA foi uma das mais comentadas da edição de 2017 do MMA. 

No dia 4 de dezembro a música foi lançada oficialmente, junto a edição física limitada do single e ao lançamento em todas as plataformas digitais. Atualmente o videoclipe para a música conta com mais de 62 milhões de visualizações na plataforma YouTube.

De início, HyunA não iria promover a música em programas musicais, mas resolveu promover pelo curto período de duas semanas. 

“Lip&Hip” alcançou o primeiro lugar no QQ Chart, principal plataforma digital de música da China.

Mesmo tendo sido lançada em dezembro e sendo o segundo lançamento solo de HyunA no ano, “Lip&Hip” foi indicada a duas categorias do MAMA 2017.

2018

Se 2017 foi um ano perfeito na carreira da HyunA e para os Aings, é bom a gente ter em mente que nada é perfeito e que um simples acontecimento pode mudar todo o rumo da situação.

Logo no primeiro semestre do ano, como de costume, HyunA se apresentou nos festivais das universidades coreanas. Em um desses eventos, HyunA resolveu tirar a blusa no palco e realizar o resto da performance apenas com o sutiã (na parte de cima!!!). Em questão de horas, HyunA era o assunto mais comentado nos principais fóruns coreanos – e claro, os k-netzens caíram matando em cima dela –, onde fizeram comentários machistas e maldosos sobre a cantora. 

Nem a HyunA e nem a Cube se pronunciaram sobre o ocorrido e logo a poeira abaixou.

Em junho, a Cube anunciou que o Triple H estava se preparando para o seu primeiro comeback, pouco mais de um ano após o seu primeiro lançamento. HyunA também estava se preparando para o seu novo álbum solo ao mesmo tempo em que participava da produção do álbum da sub unit, HyunA estava totalmente imparável e em uma live do Instagram, disse: “Eu estou trabalhando nos dois álbuns ao mesmo tempo. Eu acho que deveria descansar, mas prefiro continuar aparecendo.” 

Triple H anunciou que seu comeback aconteceria no dia 18 de julho, com o segundo Mini Album “REtro Futurism”, com a faixa título “Retro Future”. Hui, membro, compositor e produtor do grupo disse que o conceito seria inovador e algo nunca visto antes na indústria do K-pop. 

Durante as promoções de “Retro Future”, HyunA anunciou que teria o lançamento de um pre single em meados de agosto e que no final do mesmo mês, lançaria seu novo álbum junto com o single principal. HyunA chegou a postar um spoiler de seu pre single no Instagram. 

Tudo ia muito bem, até a noite do dia 2 de agosto de 2018, quando um artigo do Naver divulgou uma entrevista de HyunA e Dawn para o Yeonhap News, onde os dois assumiram estar em um relacionamento sério desde maio de 2016.

Durante a entrevista, HyunA disse: “Sabemos que teremos nossos nomes constantemente ligados a partir de agora, mas ainda sim, nós achamos que seria difícil olhar nos olhos dos nossos fãs, uma vez que estivermos no palco. É por isso que queremos ser honestos pelo menos para os nossos fãs, que nos amam e nos apoiam […]”

Os fãs ficaram completamente eufóricos num misto de ansiedade e preocupação, mas a Cube desmentiu a informação em poucos minutos. 

Em contrapartida, no dia 3 de agosto HyunA postou prints do artigo em sua conta do Instagram, afirmando a informação e dizendo que estava em um relacionamento sério com seu colega de empresa, Dawn, desde maio de 2016. Na publicação, HyunA disse: “Eu realmente queria ser honesta para os fãs que sempre me assistem e torcem por mim, eu realmente queria trabalhar no palco me sentindo orgulhosa. Obrigada e eu amo vocês, não há outra maneira de expressar isso melhor.”

A bomba tinha explodido, artigos e matérias sobre o pronunciamento da cantora se espalharam rapidamente pela internet e o caos estava instalado de todos os lados. Toda a agenda do Triple H, que estava promovendo seu recente lançamento foi cancelada sem nenhuma explicação da Cube, além de “problemas internos”. E um deserto surgiu. Nenhuma nova informação,  a Cube não se pronunciava, HyunA e Dawn não se pronunciavam. 

single de HyunA que deveria ser lançado na metade de agosto foi simplesmente esquecido, assim como seu novo álbum, que provavelmente já estava pronto, mas não era lançado.

Em meio a todos os acontecimentos, em agosto de 2017, surgiram rumores de que HyunA e Taeyeon participariam juntas do programa “Secret Unnie”, Taeyeon chegou a confirmar em um vídeo teaser, além de ter trocado interações com HyunA no Instagram e até tê-la marcado em um Story, mas, o programa com a participação das duas rainhas não foi ao ar e os fãs ficaram apenas na vontade. Não se sabe se a exibição do programa foi cancelada devido a suspensão de toda a agenda de HyunA durante o mês de agosto, mas isso é o mais provável.

O silêncio se manteve de todas as partes, até que no dia 12 de setembro de 2018, a Cube anunciou que estava expulsando HyunA e Dawn da empresa, pois não era mais possível restaurar a confiança nos dois artistas. A notícia caiu como uma bomba sobre a própria empresa, que imediatamente enfrentou uma enorme queda nas ações, enquanto grande parte da internet mostrava apoio ao casal. 

Um dia depois, no dia 13 de setembro, uma nova nota publicada pela Cube dizia que a agência tinha voltado atrás na decisão de expulsar HyunA e Dawn, e iria organizar uma reunião com os dois e também os principais acionistas da empresa. Não faltam dúvidas de que a agência só tomou essa atitude devido a baixa alarmante que as ações sofreram em menos de 24h. 

No dia 14 de setembro, sites referências mundiais em notícias sobre o mundo dos famosos, como o New York Times, BBC News, Daily Mail e Teen Vogue não mediram palavras ao postarem artigos criticando a postura da Cube Entertainment e mostrando apoio a HyunA e Dawn. 

O silêncio se instalou novamente, até que no dia 4 de outubro de 2018, um artigo foi publicado no Naver, alimentando o rumor de que HyunA e Dawn haviam deixado oficialmente a empresa. De acordo com o artigo, HyunA havia comentado com amigos próximos que sua relação com a empresa estava chegando ao fim. Junto a isso, uma carta escrita à mão pela própria HyunA para o CEO da Cube foi divulgada, algumas partes do texto abaixo: 

“Eu não sei o que eu fiz de errado, mas toda a minha agenda foi cancelada e eu descobri através dos jornais no dia 13 de setembro que eu estava sendo expulsa da empresa, ao invés de ter sido notificada pessoalmente, como deveria ter sido.”

“Eu concordei com o término do contrato no dia 19 de setembro, na insistência do presidente da Cube. Eu fui dita que teria uma resposta sobre isso logo após a reunião com os acionistas. Ainda sim, não ouvi nada de ninguém. Estão procrastinando, dando desculpas enquanto estão no mesmo prédio que eu.”

“Cada dia é extremamente terrível. Os últimos dois meses têm sido de tempos longos e difíceis para mim para apenas esperar. Eu quero uma resposta nessa segunda feira (8 de outubro de 2018). Eu quero que meu contrato seja terminado sem nenhum problema. Se não eu irei falar numa coletiva de imprensa sobre tudo que aconteceu e irei seguir o meu caminho.”

“Mais uma vez colocando meu maior esforço para manter a Cube estabilizada, a única coisa que eu sempre fiz.” 

No dia 15 de outubro de 2018, um artigo do Naver divulgou que a Cube havia terminado definitivamente suas relações com a HyunA e agora ela estava oficialmente fora (e livre) da empresa. Assim como HyunA, Dawn também deixou a agência. 

Durante todo o processo, HyunA não mostrou preocupação em encher seu Instagram de fotos ao lado de Dawn. Em dezembro, o casal fez seu primeiro ensaio fotográfico juntos para a DAZED Magazine Korea, mesmo sendo artistas independentes. De lá pra cá, HyunA e Dawn se consolidaram como o maior exemplo de casal entre os escândalos de namoro já registrado na indústria do K-pop. 

O ano de 2018 foi extremamente turbulento e perturbador para HyunA, que não se abalou e não se entregou em nenhum momento, sendo sempre muito clara e sincera com os fãs. Felizmente ela pôde se livrar da Cube Entertainment que já não estava administrando a carreira dela de maneira coerente. 

2019

Em 2019, o ar da paz voltou a soprar na carreira da HyunA. No dia 27 de janeiro de 2019, a PNation divulgou a notícia de que HyunA e Dawn haviam assinado contrato com a empresa e iriam se preparar individualmente para seus comebacks como solistas.

HyunA permaneceu inativa como cantora nos primeiros meses do ano, focando toda a sua atenção em sua carreira de modelo, fazendo ensaios fotográficos para grandes revistas e para as marcas das quais ela é modelo oficial, como YSL, DiorCLRIDE.nSeeyoung,e GRN,por exemplo.

No dia 14 de maio de 2019, após quase 10 meses longe dos palcos, HyunA voltou a se apresentar. A cantora marcou seu retorno para à música nos festivais universitários. HyunA foi muito bem recebida de volta aos palcos pelos Aings.

No dia 23 de Junho de 2019, pela primeira vez HyunA postou fotos no Instagram ao lado de seu irmão mais novo, Kim Hyunho. Neste mesmo dia, HyunA fez uma live onde disse que já estava preparando seu novo álbum há algum tempo e que estava passando grande parte de seu tempo em estúdio, preparando tudo. Ao longo do ano HyunA e Dawn postaram spoilers de algumas músicas, mas não chegaram a lançar nada. 

Um dos festivais universitários em que HyunA se apresentou, no dia 19 de setembro de 2019, foi motivo para o surgimento de mais uma polêmica relacionado a HyunA e seu comportamento com as roupas. Dessa vez, a cantora levantou a saia durante o break dance de “Bubble Pop!”. HyunA foi alvo de comentários maldosos na internet, onde diziam que haviam menores de idade no local, mas a cantora se defendeu através de uma publicação no Instagram:

“O evento que eu fui ontem foi um evento universitário e ao lado dele havia um bar. Era uma festa onde todos podiam se divertir. Relaxe e não se preocupe. Eu não quero me explicar em uma plataforma que eu uso para me comunicar com meus fãs”

Após o posicionamento da cantora, toda a polêmica foi esquecida. 

No dia 22 de setembro de 2019, foi divulgado o episódio de introdução da nova web série da HyunA, “HyunAing  TV” que HyunA usaria para mostrar mais da sua rotina para os fãs. A cantora vem lançando novos episódios para a web série até então, todos os domingos.

No dia 18 de outubro de 2019, a PNation anunciou que HyunA faria comeback no dia 5 de novembro, ao mesmo tempo que Dawn, mas que os lançamentos não teriam nenhuma relação. 

No dia 29 de outubro, foram divulgadas fotos teaser para o novo single album de HyunA, intitulado “Flower Shower”No dia 3 de novembro foi divulgado o video teaser do videoclipe, e finalmente, no dia 5 de novembro“Flower Shower”  foi lançada, marcando o verdadeiro grande recomeço da carreira de HyunA, agora em uma empresa que se importava com seu bem estar. 

No dia 25 de novembro, HyunA se apresentou no Korea – ASEAN Commemorative Summit 2019. Estavam presentes no evento o presidente da Coreia do Sul e a Primeira Dama. Ambos aplaudiram HyunA com um sorriso no rosto.

No dia 28 de novembro, HyunA postou uma carta em seu Instagram, se abrindo com os fãs e compartilhando a informação de que havia sido diagnosticada com depressão em 2016, além de também sofrer de síndrome do pânico e mais tarde ter descoberto que também tem síncope vasovagal. A cantora revelou que está em tratamento para as condições de saúde desde 2016, quando as descobriu.

Para 2019, HyunA teve um ano muito calmo e tranquilo, super necessário após toda a turbulência do ano anterior. HyunA literalmente mostrou que quando tentam nos derrubar, temos que nos levantar ainda mais fortes. 

2020

Em breve.

Todos os direitos reservados ao HyunA Brasil | Layout por: JULIA & Codificação por: Lannie D