Kim Hyuna (em hangul: 김현아),  conhecida popularmente pelo nome artístico Hyuna (현아) e por muitas vezes estilizado como HyunA ou HYUNA, é uma cantora, compositora, dançarina e modelo sul-coreana.


HYUNA fez sua estreia no mundo artístico em 2007 com o Wonder Girls, grupo feminino gerenciado pela JYP Entertainment, como rapper principal.
Ela participou do single álbum de estreia do grupo, intitulado ‘The Wonder Begins’, lançado em fevereiro de 2007.
Nesse meio tempo, HYUNA fez parte do reality show ‘MTV Wonder Girls‘, durante duas temporadas e foi MC do Show! Music Core ao lado de Sohee, companheira de grupo, e do cantor Brian Joo (Fly to the Sky) do dia 12 de maio a 30 de junho.

Em Julho, HYUNA deixou o Wonder Girls, por intervenção de seus pais que estavam preocupados com sua saúde, particularmente, sua gastroenterite crônica e múltiplos desmaios.

Em 2008, a cantora assinou um novo contrato, dessa vez com a Cube Entertainment. HYUNA estreou, pouco depois, como parte do grupo feminino 4MINUTE, que foi anunciado em maio de 2009 e lançou seu single “Hot Issue”, no dia 15 de junho.

HYUNA colaborou com AJ (Lee Gi-Kwang), atual integrante do B2ST, na canção “2009”, presente no álbum ‘First Episode: A New Hero’, além de aparecer no MV do single “Dancing Shoes”, do mesmo artista, lançado no dia 30 de março de 2009.

No dia 13 de agosto, ela participou da canção “Wasteful Tears” da cantora Navi, além de seu MV.
HYUNA também participou do MV para “Love Class” do Mighty Mouth, ao lado de Uee do After School.
E em 18 de agosto, a artista foi destaque da canção “Bittersweet”, do Brave Brother’s.

Ela fez parte do “Dream Team Girl Group”, grupo promocional para o Anycall phone da Samsung, com Seung Yeon (KARA), Uee (After School) e GaIn (Brown Eyed Girls). Seu primeiro single digital, intitulado “Tomorrow“, foi lançado no dia 06 de outubro de 2009 e seu MV, logo depois, no dia 12 de outubro, estrelando o ator Lee Dong-gun. A versão individual da HYUNA, para o MV, foi lançada apenas no dia 27 do mesmo mês.

HYUNA também fez parte do Invincible Youth, programa de variedades coreano. No entanto, deixou o programa devido a problemas com a agenda promocional do 4MINUTE.

No dia 04 de janeiro de 2010, HYUNA lançou o single “Change” que estreou em altas posições nos mais variados charts de músicas online, tornando se topo nas buscas, iniciando suas promoções como solista. A faixa atingiu o #14 no GaOn 2010 Digital Yearly Charts com 2.469.354 cópias vendidas.
Dez dias depois, 14 de janeiro de 2010, o vídeo de “Change” foi sinalizado como 19+ pelo Ministério da Igualdade de Gênero e Família, por sua dança provocativa, considerando-o impróprio para menores. A CUBE disse que o vídeo seria re-editado e submetido a aprovação. Mesmo assim, a SBS sinalizou como 15+ e a MBC anunciou que poderia ser visto por qualquer idade. As promoções de “Change” terminaram em março de 2010.

No dia 10 de fevereiro, HYUNA lançou o single digital “Love Parade“, com participação do membro do T-MAX, Park Yun-hwa. Dois meses depois, no dia 16 de abril, foi lançado outro single digital, “Outlaw in the Wild (황야의 무법자)“, com participação de Nassun, e produzido por E-Tribe.

Em 14 de outubro de 2010, HYUNA fez uma participação especial, juntamente com JiHyun (4MINUTE), no filme de suspense ‘Midnight FM’.

Ela também fez o rap no dueto com G.NA, na faixa intitulada “Say You Love Me“, onde compôs o próprio rap, o qual foi muito comentado nos sites coreanos. O dueto foi lançado no dia 10 de novembro de 2010.

O CEO da CUBE Entertainment, Hong Seungsong, anunciou que HYUNA faria seu retorno como solista com seu primeiro mini-álbum em maio de 2011. Ele disse: “HYUNA terá sua segunda música solo, cuja expectativa de lançamento é maio. Por agora, os fãs devem esperar por uma mudança radical de conceito.”

HYUNA participou da música “Let It Go” do membro do SS501, Heo Young-saeng, em seu primeiro mini-álbum solo ‘Let It Go’, lançado no dia 12 de Maio de 2011.

Ela apareceu na versão coreana do Dancing with the Stars. O programa começou a ser transmitido no dia 10 de junho.

Depois de vários teasers, HYUNA lançou seu primeiro mini-álbum, ‘Bubble Pop!‘ que contava com cinco novas faixas, tendo a faixa-título o mesmo nome. O teaser para o MV de “Bubble Pop!” foi lançado no dia 30 de junho e o vídeo no dia 05 de julho. O MV contou com a participação especial do membro do MBLAQ, Lee Joon. Porém, em agosto a Comissão de Normas de Comissão da Coréia parcialmente baniu a transmissão do MV na TV, alegando que trazia conteúdo racista.

No dia 28 de setembro de 2011, HYUNA chegou ao #17 na Billboard21 Under 21‘, que mostrava as estrelas jovens mais quentes do mundo. A lista incluía outros jovens artistas como Justin Bieber, Selena Gomez e Miley Cyrus.

“Bubble Pop!” ficou em #9 e #3 nas revistas americanas “Best 20 Songs of 2011″ e “SPIN’s Favorite Pop Tracks of 2011“.

No dia 24 de novembro, a CUBE revelou que estaria formando sua primeira sub-unit, chamada Troublemaker, que tinha como integrantes HYUNA e o membro do BEASTHyunseung.

Trouble Maker, primeiro mini-álbum da sub-unit, consistiu de uma faixa dançante e baladas emocionais, um solo para HYUNA e um para Hyunseung.

Em 12 de fevereiro de 2012, foi revelado que HYUNA e G.NA participariam da segunda temporada do “The Birth of a Family“, programa onde idols adotam animais e cuidam deles durante um período de tempo para assim aumentar a consciência sobre os direitos dos animais. As duas cuidaram de um pet durante o período de dois meses. O primeiro episódio foi transmitido no dia 03 de março.

No dia 14 de março, foi revelado que HYUNA lançaria sua própria coleção de roupas, chamada HYUNA x SPICYCOLOR, que traria um conceito “retro, chic e sexy”, tendo como inspiração as roupas dos anos 50 e 60. Ela se envolveu desde o desenvolvimento do conceito, design e até dirigiu os ensaios fotográficos.
HYUNA afirmou: “Apesar de que como artista eu apresento muitos conceitos sexy, para esta coleção, que estará sendo lançado no final de março, eu trabalhei duro para mostrar diferentes estilos, não apenas o sexy, mas também o fashion e estiloso.”

A cantora também apareceu como dançarina central e interesse amoro no MV de PSY,  para oviral-hit Gangnam Style“,  tendo sido convidada pessoalmente por ele durante o processo inicial de produção de seu álbum. PSY lançou a versão feminina de “Gangnam Style”, conhecida por “Oppa Is Just My Style” em agosto de 2012, que trazia a participação adicional de HYUNA nos vocais.

HYUNA lançou seu segundo mini-álbum, intitulado ‘Melting‘ no dia 21 de outubro de  2012, que trouxe a faixa-título “Ice Cream“. A faixa foi produzida pelo mega hitmaker Brave Brothers, sendo a primeira grande colaboração de HYUNA como artista solo. O MV para “Ice Cream” foi lançado em 22 de outubro e trazia uma participação especial de PSY. Quatro dias após o lançamento, o vídeo alcançou o recorde de vídeos de K-Pop que atingiram um milhão de visualizações em um curto período de tempo. O álbum ‘Melting’ foi também importante pela sua contribuição como letrista e compositora nas faixas “Very Hot” e “To My Boyfriend“.
Em outubro, repórteres sugeriram que “Very Hot” havia sido banida das emissoras KBS e MBC. Alegando que ela mencionava a marca KakaoTalk. HYUNA expressou sua opinião na TV.

No dia 21 de outubro, foi revelado no Inkigayo que seria formado um grupo de famosos artistas de K-Pop. Foi assim que surgiu o Dazzling Red, formado por HYUNA, HyoLin (SISTAR), Hyosung (SECRET), Nana (After School) e Nicole (KARA). Brave Brothers produziram a faixa, que teve uma performance única no dia 29 de dezembro, e todo o lucro com exibições e downloads foi doado aos necessitados. A faixa “This Person” foi lançada em 27 de dezembro.

No dia 14 de novembro foi revelado que HYUNA, Hara (KARA) e HyoLin (SISTAR) haviam sido selecionadas para serem modelos soju para a Lotte Liquor.

Seguindo o mês de dezembro, no dia 28, HYUNA participou do single digital de Eru, “Don’t Hurt“.

No dia 18 de fevereiro, HYUNA foi escolhida nova modelo da marca de roupas casuais G by Guess, com o conceito ‘Fun design with sexy style‘ e em 24 de maio, foi eleita embaixadora da marca, onde ao lado do maquiador SON & PARK lançou atividades beneficentes chamadas “KISS OF HOPE“. A bolsa da coleção arrecadou lucros que foram doados para a educação de crianças em países pobres.

Em 7 de março foi escolhida como garota propaganda do novo Corolla da Toyota. A faixa propaganda se chamou “My Color” e seu MV foi ao ar em 12 de março. Ela apareceu no programa Saturday Night Live Korea no episódio transmitido no dia 27 de abril.

Em outubro do mesmo ano, HYUNA e Hyunseung fizeram seu retorno como Troublemaker. Eles lançaram o single “Now“, presente em seu EP ‘Chemistry‘. A faixa alcançou o topo das dez mais importantes paradas musicais coreanas e foi considerado pelo Instiz.net como um All-Kill certificado.

‘Chemistry’ recebeu bastante críticas positivas dos críticos musicais e fãs como Adrienne Stanley do KpopStarz, que mencionou: “[Chemistry] é um lançamento muito sólido. HYUNA e Hyunseung provaram que o público tem que estar ansioso para seu próximo lançamento e que a dupla é bem mais que um chamariz idealizado pela CUBE Entertainment.”

Em 11 de março, HYUNA se apresentou no ‘K-Pop Night Out at SXSW‘ em Austin, Texas. Estados Unidos. Seguido de uma viagem a Los Angeles para as filmagens de uma esquete para o “Funny Or Die” com a cantora Rita Ora. O vídeo especial, intitulado “Better Walk” foi revelado no “Funny Or Die” do dia 02 de abril de 2014. No mesmo mês, HYUNA foi escolhida como nova modelo do jogo Mystic Fighter, lançando algumas propagandas.

No dia 26 de junho, a CUBE Entertainment anunciou que HYUNA iria lançar seu terceiro mini-álbum solo. Um documentário chamado ‘Hyuna’s Free Month‘ foi ao ar pela SBS, arquivando os preparativos e as atividades promocionais do álbum. Em 15 de julho, imagens conceituais do álbum ‘A Talk‘ e de seu single “Red” foram reveladas. O MV para “Red” foi revelado posteriormente, no dia 28 de julho.

O lançamento da canção rendeu marcos na carreira de HYUNA, que conquistou dois prêmios em programas musicais (MBC Show Champion!), sendo seus primeiros como solista.

Em setembro, HYUNA tornou-se a nova modelo global da marca de cosméticos ‘Tony Moly‘.

Em dezembro, a revista ‘Rolling Stone‘ nomeou “Red” como o quinto de sua lista de 10 melhores vídeos de 2014.

Ainda neste ano, foi revelado que HYUNA seria a nova modelo da casual marca de roupas ‘CLRIDE.n‘.

No dia 09 de agosto de 2015, HYUNA revelou um novo, polêmico e seduzente trailer em forma de MV para seu quarto mini-álbumA+ (A Plus)’. Dias depois, imagens conceituais, postadas através do Twitter da CUBE, mostraram que o álbum ‘A+’ seria lançado no dia 21 de agosto. O trailer do mini-álbum alcançou dois milhões de visualizações e 33 mil likes em seu primeiro dia de publicação. A CUBE anunciou que o novo single da cantora, intitulado “Roll Deep“, contaria com a participação especial de Ilhoon, integrante do BTOB.

No dia 20 de agosto, a CUBE lançou o MV para “Roll Deep”, HYUNA fez seu retorno aos palcos no Mnet M! Countdown, apresentou seu novo single e “Ice Ice” ao lado de Hwasa, do MAMAMOO. No dia seguinte o mini-álbum foi liberado em todas as mídias e conquistou outro marco na carreira de HYUNA, que teve todas as faixas do mesmo sendo performadas em programas musicais.

O ano de 2016 marca uma grande transição na carreira de HYUNA. Em Junho, após o anúncio da dissolução do grupo 4minute pela Cube Entertainment, HYUNA foi a única integrante que renovou contrato com a agência, tornando-se agora oficialmente uma cantora solo e tendo seu retorno planejado para a primeira quinzena de Agosto, com seu primeiro álbum completo.


Nome Artístico: 현아 (Hyuna, HyunA, Hyunah)
Apelido: Hyunbak (Hyuna + Daebak)
Estreia: 10, fev. 2007 (Irony – Wonder Girls @ KBS Music Bank)
Local de nascimento: Seul, Coreia do Sul
Data de nascimento: 06 de Junho de 1992
Família: Mãe, pai e irmãos mais novos
Tipo Sanguíneo: O
Altura: 164cm

HyunA For You